“Então Jesus se levantou e ameaçou o vento e o furor das
águas. Estes pararam, e a calma voltou.” Lc 8, 22-25
Olá amadas e amados de DEUS, graça e paz em nosso Senhor
JESUS CRISTO.
Estamos de volta para continuar as orientações para você
empresária e empresário, servos de DEUS.
Quero ressaltar meu pedido a todos vocês na semana passada
para que se reúnam com seus colaboradores e a família e, todos os dias, se
peguem em oração, a fim de pedir discernimento e sabedoria na certeza de que
todo o resto lhe será acrescentado por DEUS, na sua misericórdia.
Apelo também para que se lembrem, o tempo de DEUS é
diferente do tempo dos homens.
Entendo isso, tudo ficará mais calmo.
Bom, vamos continuar, então????
4. Faça seu
planejamento financeiro para o ano – elabore então o seu planejamento
financeiro para os próximos (no mínimo) seis meses, ou para o ano inteiro,
fazendo suas metas de vendas e metas de gastos. Este planejamento poderá ser
feito na planilha que fornecerei ao final do terceiro capítulo. Este
planejamento deverá ser acompanhado diariamente, a fim de corrigir distorções e
deixar que as vendas se distanciem do necessário para o pagamento das contas em
dia.
5. Calcule
corretamente o preço de seus produtos – já vi muitas empresas terem sérios
problemas de caixa em virtude de erros na formação de preços. Quero aqui me
estender e demonstrar uma tabelinha básica que você pode fazer, mas que também
distribuirei ao final do terceiro capítulo.
Trata-se da formação de preços com
base na metodologia do Mark up. É bem sabido que o preço de um produto tem que
ser capaz de ter em sua composição TODOS os custos variáveis, custos fixos e
lucro desejado. Assim, esta metodologia visa o empresário formar o preço no que
chamamos “de traz para frente”. Vejam o exemplo:
Suponhamos que uma empresa tenha os seguintes percentuais de
gastos:
Comissão de venda: 5%
Frete na compra: 2%
Impostos diversos: 12%
Despesas fixas: 5% (total de gastos de custos fixos dividido
pelo faturamento) E que deseja ter um lucro de 20% sobre o preço de venda.
A correta formação de preço obedecerá ao seguinte:
CONTA
|
%
|
(-)Comissão
|
5,00 %
|
(-)Frete
|
2,00%
|
(-)Impostos
|
12,00%
|
(-)Despesas Fixas
|
5,00%
|
(-)Lucro Desejado
|
20,00%
|
(=) MARK UP DIVISOR
|
56,00%
|
Ou
|
0,56%
|
CUSTO DO PRODUTO
|
100,00%
|
Considere que o custo do produto seja (100%) seja de
R$10,00. Então a fórmula de calculo do preço de venda será a seguinte:
PV = Custo ou R$10,00 / 0,56 = R$ 17,86. Este deverá ser o
preço de venda.
Mark Up
Existem outras metodologias. Busque orientações na internet
ou em livros especializados que se aqui abordados, ficaria muito extenso. Mas,
faça corretamente o cálculo do preço de seus produtos e serviços.
6. Acompanhe a metas
estabelecidas – não adianta apenas estabelecer metas de vendas ou de
produção. É preciso acompanha-las, diariamente, a fim de saber quando deve
cobrar mais ou menos. Se possível, faça até mesmo premiações relâmpago ou
campanhas de vendas que estimulem o alcance das mesmas.
7. Avalie seu estoque
– permanecer com o correspondente a mais de um faturamento e meio, em estoque,
pode fazer com que a sua necessidade de capital de giro aumente. Faça a gestão
de seu estoque, compre o necessário e apenas os produtos que giram com mais rapidez.
Não estoque muito, lembre-se de que hoje o transporte é rápido. Faça também o
fechamento de seu estoque e coloque apenas uma pessoa responsável para colocar
e tirar mercadorias de dentro dele. Isto aumentará o controle e, como
consequência os gastos com estoque ficarão menores.
8. Faça boas compras –
tenha as compras centralizadas em uma pessoa de sua confiança; solicite a ele
que faça sempre três orçamentos, no mínimo. Não se acostume com o fornecedor
que lhe atende há vários anos e que lhe entrega tudo na maior rapidez e você
somente pede a ele o que quer. Negocie preço, prazo e condições de pagamentos.
Quanto maior o prazo, mais você diminui a sua necessidade de capital de giro.
Compre apenas o necessário. Faça lista semanal da necessidade de compras e
exija que ela lhe seja apresentada antes de ser executada.
9. Reduza seus custos
financeiros – procure bancos que lhe ofereçam melhores tarifas e taxas de
juros em operações que você venha a necessitar. Procure ter sempre um banco
público e um banco privado. Isto lhe basta; porá que mais??? Aumentar gastos?
Aumentar endividamento? Caso o você esteja com um endividamento que vem
corroendo seu lucro (o que sobra vai para pagar banco) procure a instituição e
peça que faça uma repactuação de seus débitos de forma a alongar prazos e
diminuir taxas de juros. Mas antes, vejo no planejamento financeiro, o quanto
você suporta pagar de prestação. Qualquer coisa que vá fazer com bancos,
procure consultar um advogado antes; isto poderá diminuir seus riscos.
10. Faça o
redimensionamento de seu quadro de pessoal – depois de cumpridas todas as
etapas acima, caso elas não sejam suficientes, faça então o redimensionamento
do seu quadro de colaboradores. Prime por aqueles cujas atividades podem ser
encapadas por outro colaborador. Tome cuidado para não, pensar somente no que
lhe custa mais ou que é mais velho de casa. Você pode estar abrindo mão dos
seus melhores profissionais. Avalie bem antes de fazê-lo.
Muito bem. As dicas estão aí. Espero que tenha sido bem
sucinto nas orientações sem perder de vista a necessidade do entendimento por
parte de você, amada leitora e amado leitor.
Deus os abençoe. Que a paz de JESUS e o amor de MARIA
permaneçam com vocês.
Até o próximo capítulo!!! Sua divulgação em 07/03, segunda
feira...
LUCIANO MIZIARA
VILA VELHA ES
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