sexta-feira, 4 de março de 2016

Planejamento Financeiro da Família Capítulo 1 Parte II- As Finanças da Empresa

“Então Jesus se levantou e ameaçou o vento e o furor das águas. Estes pararam, e a calma voltou.” Lc 8, 22-25
Olá amadas e amados de DEUS, graça e paz em nosso Senhor JESUS CRISTO.
Estamos de volta para continuar as orientações para você empresária e empresário, servos de DEUS.

Quero ressaltar meu pedido a todos vocês na semana passada para que se reúnam com seus colaboradores e a família e, todos os dias, se peguem em oração, a fim de pedir discernimento e sabedoria na certeza de que todo o resto lhe será acrescentado por DEUS, na sua misericórdia.
Apelo também para que se lembrem, o tempo de DEUS é diferente do tempo dos homens.

Entendo isso, tudo ficará mais calmo.

Bom, vamos continuar, então????

4. Faça seu planejamento financeiro para o ano – elabore então o seu planejamento financeiro para os próximos (no mínimo) seis meses, ou para o ano inteiro, fazendo suas metas de vendas e metas de gastos. Este planejamento poderá ser feito na planilha que fornecerei ao final do terceiro capítulo. Este planejamento deverá ser acompanhado diariamente, a fim de corrigir distorções e deixar que as vendas se distanciem do necessário para o pagamento das contas em dia.

5. Calcule corretamente o preço de seus produtos – já vi muitas empresas terem sérios problemas de caixa em virtude de erros na formação de preços. Quero aqui me estender e demonstrar uma tabelinha básica que você pode fazer, mas que também distribuirei ao final do terceiro capítulo. 

Trata-se da formação de preços com base na metodologia do Mark up. É bem sabido que o preço de um produto tem que ser capaz de ter em sua composição TODOS os custos variáveis, custos fixos e lucro desejado. Assim, esta metodologia visa o empresário formar o preço no que chamamos “de traz para frente”. Vejam o exemplo:
Suponhamos que uma empresa tenha os seguintes percentuais de gastos:
Comissão de venda: 5%
Frete na compra: 2%
Impostos diversos: 12%
Despesas fixas: 5% (total de gastos de custos fixos dividido pelo faturamento) E que deseja ter um lucro de 20% sobre o preço de venda.
A correta formação de preço obedecerá ao seguinte:

CONTA
%
(-)Comissão
5,00 %
(-)Frete
2,00%
(-)Impostos
12,00%
(-)Despesas Fixas
5,00%
(-)Lucro Desejado
20,00%
(=) MARK UP DIVISOR
56,00%
Ou
0,56%
CUSTO DO PRODUTO
100,00%

Considere que o custo do produto seja (100%) seja de R$10,00. Então a fórmula de calculo do preço de venda será a seguinte:
PV = Custo ou R$10,00 / 0,56 = R$ 17,86. Este deverá ser o preço de venda.
Mark Up
Existem outras metodologias. Busque orientações na internet ou em livros especializados que se aqui abordados, ficaria muito extenso. Mas, faça corretamente o cálculo do preço de seus produtos e serviços.

6. Acompanhe a metas estabelecidas – não adianta apenas estabelecer metas de vendas ou de produção. É preciso acompanha-las, diariamente, a fim de saber quando deve cobrar mais ou menos. Se possível, faça até mesmo premiações relâmpago ou campanhas de vendas que estimulem o alcance das mesmas.

7. Avalie seu estoque – permanecer com o correspondente a mais de um faturamento e meio, em estoque, pode fazer com que a sua necessidade de capital de giro aumente. Faça a gestão de seu estoque, compre o necessário e apenas os produtos que giram com mais rapidez. Não estoque muito, lembre-se de que hoje o transporte é rápido. Faça também o fechamento de seu estoque e coloque apenas uma pessoa responsável para colocar e tirar mercadorias de dentro dele. Isto aumentará o controle e, como consequência os gastos com estoque ficarão menores.

8. Faça boas compras – tenha as compras centralizadas em uma pessoa de sua confiança; solicite a ele que faça sempre três orçamentos, no mínimo. Não se acostume com o fornecedor que lhe atende há vários anos e que lhe entrega tudo na maior rapidez e você somente pede a ele o que quer. Negocie preço, prazo e condições de pagamentos. Quanto maior o prazo, mais você diminui a sua necessidade de capital de giro. Compre apenas o necessário. Faça lista semanal da necessidade de compras e exija que ela lhe seja apresentada antes de ser executada.

9. Reduza seus custos financeiros – procure bancos que lhe ofereçam melhores tarifas e taxas de juros em operações que você venha a necessitar. Procure ter sempre um banco público e um banco privado. Isto lhe basta; porá que mais??? Aumentar gastos? Aumentar endividamento? Caso o você esteja com um endividamento que vem corroendo seu lucro (o que sobra vai para pagar banco) procure a instituição e peça que faça uma repactuação de seus débitos de forma a alongar prazos e diminuir taxas de juros. Mas antes, vejo no planejamento financeiro, o quanto você suporta pagar de prestação. Qualquer coisa que vá fazer com bancos, procure consultar um advogado antes; isto poderá diminuir seus riscos.

10. Faça o redimensionamento de seu quadro de pessoal – depois de cumpridas todas as etapas acima, caso elas não sejam suficientes, faça então o redimensionamento do seu quadro de colaboradores. Prime por aqueles cujas atividades podem ser encapadas por outro colaborador. Tome cuidado para não, pensar somente no que lhe custa mais ou que é mais velho de casa. Você pode estar abrindo mão dos seus melhores profissionais. Avalie bem antes de fazê-lo.
Muito bem. As dicas estão aí. Espero que tenha sido bem sucinto nas orientações sem perder de vista a necessidade do entendimento por parte de você, amada leitora e amado leitor.

Deus os abençoe. Que a paz de JESUS e o amor de MARIA permaneçam com vocês.

Até o próximo capítulo!!! Sua divulgação em 07/03, segunda feira...

LUCIANO MIZIARA
VILA VELHA ES

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